08/11/2019
O concelho da Maia é limitado a noroeste por Vila do Conde, a norte pela Trofa, a nordeste por Santo Tirso, a este por Valongo, a sudeste por Gondomar, a sul pelo Porto e a sudoeste por Matosinhos. Neste artigo damos-lhe 7 motivos que fazem da Maia um bom lugar para viver.
1. Localização
Localizada a apenas 10 km do centro do Porto, a Maia goza de um posicionamento central privilegiado, com fáceis e bons acessos, designadamente estradas nacionais e autoestradas.
2. Transportes públicos
A linha C do Metro liga a Maia à cidade do Porto, num trajeto que dura apenas 15 minutos. Para além do metro, o município é servido por uma boa rede de autocarros e possui ainda estação ferroviária, servida pelo combóio urbano do Porto.
3. Aeroporto
O aeroporto do Porto localiza-se na zona de confluência entre os concelhos da Maia, Matosinhos e Vila do Conde. No entanto, a infraestrutura está sedeada no concelho da Maia, em Pedra Rubras. Os acessos ao aeroporto são muito fáceis, tanto de carro quanto de autocarro ou metro.
4. Espaços Verdes
A Maia possui 24 espaços verdes e parques, contabilizando um total de cerca de 1500 hectares de parques naturais e espaços verdes protegidos. Destaca-se o Parque de Avioso, no Castêlo da Maia, como o maior do concelho, estendendo-se por 30 hectares, atravessados por 4,5km de percursos pedestres.
5. Cultura
A Maia é um importante centro cultural na região Norte, sendo de realçar as atividades ligadas ao teatro, música, artes plásticas e tradições locais. Também o Jardim Zoológico da Maia, um dos maiores do Norte, é ponto de encontro de muitos visitantes.
6. Segurança
Um dos grandes destaques do município é a sua segurança. Quem mora na Maia escolhe a cidade pela segurança e tranquilidade, que fazem deste um local muito agradável para viver.
7. Emprego e custo de vida
A cidade da Maia é predominantemente industrial, por isso a oferta de emprego é significativa. Para além disso, comparado com outros municípios do grande Porto, a Maia apresenta um custo de vida mais baixo, tornando-se numa opção atrativa para muitas pessoas.
8. Desporto
A Maia é a “capital do desporto” e em 2018 inaugurou a Cidade Desportiva da Maia, um projeto que colocou em rede os equipamentos desportivos localizados no centro do concelho. Trata-se de um espaço de 10.000 metros quadrados localizado no centro da Maia, onde já existiam equipamentos dedicados ao ténis, à ginástica, ao futebol e ao atletismo que, com o projeto de Cidade Desportiva, ficam agora ligados em rede através de cinco quilómetros de percursos pedestres e citadinos, interligados por jardins e áreas de lazer e fruição.
Notícias em Destaque
Deixe-nos procurar por si