InícioNotícias4 JOGOS CASEIROS PARA SE DIVERTIR EM FAMÍLIA EM TEMPO DE QUARENTENA

4 JOGOS CASEIROS PARA SE DIVERTIR EM FAMÍLIA EM TEMPO DE QUARENTENA

4 JOGOS CASEIROS PARA SE DIVERTIR EM FAMÍLIA EM TEMPO DE QUARENTENA

De repente, uma boa parte dos portugueses foi obrigada a ficar em casa e não sair à rua. A COVID-19 chegou lentamente para se instalar no nosso dia-a-dia, exigindo um repensar das rotinas e ideias mais criativas do que nunca para passar o tempo em casa.

Neste artigo damos-lhe algumas sugestões de jogos para fazer em família. Tudo o que precisa é de uma folha de papel, lápis e boa disposição.

1. JOGO DO STOP
O Stop é um jogo que pode ser jogado por crianças e adultos. Por ser um jogo simples, só necessita de uma folha de papel e de um lápis para cada jogado. Este jogo favorece a criatividade, rapidez de raciocínio, melhora o vocabulário e pode ser jogado por várias pessoas em simultâneo.

COMO JOGAR: Comece por desenhar uma tabela em tópicos numa folha de papel para cada jogador. Cada coluna corresponde a um tema: Nome, Objeto, Filme, Animal, Cor, Fruta, Flor, Cidade, etc. É sorteada uma letra do alfabeto e cada coluna deve ser preenchida com palavras iniciadas por essa letra. Cada palavra certa vale 10 pontos, se for repetida por outro jogador vale apenas 5. Quem somar mais pontos ganha.

 

 

2. JOGO DO ENFORCADO
Este jogo também pode ser jogado por várias pessoas. Um dos jogadores pensa numa palavra e os restantes tentam acertar na palavra proposta, tendo como dica o número de letras e o tema ligado à palavra.

COMO JOGAR: Para começar desenhe uma base e um risco correspondente ao lugar de cada letra da palavra (ex. alimento) _ _ _ _ _ _ _ _. O jogador que tenta adivinhar deve ir dizendo as letras que podem existir na palavra. Cada letra que acerte é escrita no espaço correspondente. Caso a letra não exista na palavra, desenha-se uma parte do corpo do enforcado. O jogo termina ou com o acerto da palavra ou com o término do preenchimento das partes do corpo do enforcado.

 

 

3. JOGO DO GALO
Este é um jogo de regras extremamente simples, que é facilmente aprendido e pode ser jogado até por crianças que ainda não saibam ler, no entanto, só pode ser jogado por dois jogadores em simultâneo.

COMO JOGAR: Dois jogadores vão, alternadamente, desenhando um X e um O numa grelha de tamanho 3 x 3. Ganha o jogador que primeiro conseguir alinhar três símbolos na vertical, na horizontal ou na diagonal.

 

 

4. BATALHA NAVAL
Tal como o jogo do galo este pode ser jogado por duas pessoas. Neste jogo o objetivo é posicionar os seus navios em locais estratégicos para conseguir afundar os navios inimigos antes que o adversário afunde toda a sua esquadra.

COMO JOGAR: Desenhe quatro caixas em papel quadriculado, cada uma com 10 quadrados de largura e 10 quadrados de comprimento. Cada um dos dois jogadores deve possuir duas tabelas, uma correspondente a "os meus navios" e a outra a "os navios inimigos.". Desenhe o contorno dos navios na tabela "os meus navios":
• um navio de cinco quadrados
• um navio de quatro quadrados
• dois navios de três quadrados de comprimento
• um navio de dois quadrados de comprimento

 

 

Desenhe os acertos com X e erros com pontos. Use a caixa "navios inimigos" para acompanhar os tiros que deu, e a caixa "os meus navios" para manter o controle dos tiros do seu inimigo. Quem afundar primeiro os navios inimigos ganha.

Boa sorte!
#ficaemcasa