Em 1992, Álvaro Siza Vieira venceu o prémio Pritzker, considerado o “Nobel” da arquitetura mundial. Depois desse marco o conceituado arquiteto português continuou a somar prémios e distinções, conduzindo a arquitetura portuguesa a um patamar de prestígio internacional. Em 2011 foi a vez de Eduardo Souto de Moura ganhar o mesmo prémio.
O primeiro-ministro anunciou recentemente que a partir de maio não quer retomar o estado de emergência, embora as medidas de contenção sejam para manter. Neste sentido alguns negócios poderão retomar atividade e é importante que se preparem para enfrentarem os próximos tempos com mais segurança e responsabilidade.
Segundo a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), em 2019, o montante global de crédito concedido para a habitação superou valores atingidos ao longo da última década, tendo apresentado um crescimento de 8,1%. Os bancos concederam um total de 10,63 mil milhões de euros, o que corresponde a um novo máximo dos últimos dez anos. De acordo com a AICCOPN é necessário recuar até 2008 para se encontrar um ano com maior volume de crédito à habitação concedido.
Segundo um estudo recente do Instituto de Investigação Económica da Alemanha, Portugal é o mercado da Europa com a oferta mais reduzida de habitação nova. Segundo este estudo, Portugal está a conseguir construir e acabar uma média inferior a 1,5 habitações novas por mil habitantes, o valor mais baixo dos 19 países europeus analisados.