InícioNotíciasHome office: 12 coisas fundamentais para ter consigo

Home office: 12 coisas fundamentais para ter consigo

Home office: 12 coisas fundamentais para ter consigo

Se já está a trabalhar em regime de teletrabalho, sabe a importância de ter o seu "canto" organizado. Para além da organização há 12 coisas fundamentais que não podem faltar no seu home office:

 

--> O seu computador: é a principal ferramenta de trabalho. Procure ter um monitor de tamanho adequado e posicionado de forma a conseguir manter uma postura adequada. Se utiliza um portátil, é vantajoso porque pode transportá-lo facilmente, mas tem de ter atenção para não curvar demasiado a cabeça. Procure adquirir um suporte para o portátil para o manter mais elevado em cima da secretária. Existem uns no IKEA, económicos, de apenas 4€.

--> Acesso veloz à Internet: se é obrigado a estar sempre online para trabalhar é proeminente que a internet que utiliza funcione rapidamente. Se o seu home office não fica perto do router então pondere adquirir um amplificador de sinal. Uma internet lenta é sinónimo de baixa produtividade.

--> Secretária: o local onde coloca o seu computador e o restante material é importante. Quer seja uma secretária ou uma mesa, tente que seja utilizada unicamente por si para a conseguir manter organizada e para evitar acidentes familiares, como entornar líquidos ou fazer migalhas!

--> Uma boa cadeira: talvez não sinta durante a primeira semana, mas se passar vários dias seguidos numa cadeira fraca as suas costas e pescoço vão começaram a gritar SOCORRO! Há características obrigatórias que uma boa cadeira deve ter. Encosto alto e com desenho curvo, regulagem de altura, braços para apoio, rodinhas e espuma de qualidade são algumas delas.

--> Luz adequada: se possível é ótimo ter acesso a luz natural, não apenas pelo fator económico, mas também porque está comprovado que melhora o nosso humor e produtividade. Quando não é possível uma ótima opção são as lâmpadas LED, são versáteis, econômicas e mais sustentáveis, se compararmos com outros tipos de lâmpadas.

--> Um telefone/telemóvel: é outra ferramenta de trabalho básica que deve estar inserida no home office.

--> Impressora e Scanner: mais uma ferramenta praticamente indispensável para todas as pessoas que trabalham a partir de casa.

--> Agenda e Planner: é verdade que existem aplicações no computador que vieram substituir estes materiais, mas não há nada como ter a possibilidade de fazer anotações à mão. Ao fazer anotações na agenda ou no planner conseguimos memorizar mais facilmente do que escrevendo na tela do computador

--> Folhas Brancas: usadas para sarrabiscar ou para esboçar ideias. Outra opção é utilizar um bloco de notas.

--> Calendário: também é facto que podemos utilizar um calendário digital, mas um calendário de escritório para além de ser um ótimo elemento decorativo é igualmente prático de usar.

--> Lápis e Caneta: estes utensílios são óbvios e estritamente necessários. Para além destes também podemos adicionar um sublinhador fluorescente, lápis, borracha, corretor, agrafador, régua ou cola.

--> Copo/Cesto de material: para manter os utensílios referidos na alínea anterior arrumados todos no mesmo sítio.

--> Capa: manter as folhas agrupadas é essencial para não fazermos do nosso home office uma selva corporativa.