InícioNotíciasTeletrabalho: Como manter a produtividade

Teletrabalho: Como manter a produtividade

Teletrabalho: Como manter a produtividade

Trabalhar através de casa é atualmente a realidade de muitas pessoas. Esta modalidade que acarreta vantagens e desvantagens e que têm tantos adeptos quanto hatersveio para ficar. Há cada vez mais profissionais que conjugam o trabalho presencial com o teletrabalho. Mas como ser produtivo no nosso lar, cheio de distrações? Existem algumas regras de ouro para ter sucesso nesta missão. 

       1.Crie o seu próprio escritório 

Para quem não tem a sorte de ter um em casa, é fundamental "recriá-lo". Trabalhar na cama ou no sofá é tentador, mas é necessário "fugir" da moleza. Assim, deve escolher um espaço de preferência perto de uma janela. A luz solar enche-nos de energia e regula o nosso humor. Uma cadeira bem confortável, que o ajude a manter uma postura adequada, e uma secretária ou uma mesa também fazem parte da equação. 

       2. Defina um horário de trabalho e faça pausas estratégicas 

O regime de home office dá-nos a possibilidade de trabalhar a qualquer hora do dia. No entanto é importante estabelecermos um horário de início, pausas e fim. Desta forma organizamo-nos devidamente e conseguimos manter as rotinas da casa como refeições, tarefas domésticas e momentos de lazer ou de exercício físico. Durante as pausas opte por mudar de cenário, sai-a de casa e aproveite para ir dar um passeio curto, por exemplo. 

      3. Vista-se como se fosse para o seu local de trabalho 

A tendência em casa é usar o pijama ou a roupa mais confortável do armário, mas deve preparar-se exatamente da mesma maneira como quando vai para o seu local de trabalho. Esta ação ajuda o cérebro a não ficar preguiçoso. Certifique-se que se mantém longe de mantas quentinhas e fofinhas. 

      4. Mantenha-se em contacto com os seus colegas de trabalho 

O impedimento da proximidade física não implica que não possa conversar com os seus colegas. Falar com as pessoas que trabalham consigo é parte integrante do dia-a-dia no seu trabalho. Entre em contacto com eles por vídeo chamada, seja para fazer uma pausa ou para trocar algumas ideias. 

       5. Envolva as crianças no seu horário de trabalho 

Trabalhar com crianças por perto pode parecer impossível. Experimente explicar-lhes que aquele espaço é o seu escritório e que durante aquele horário vão todos "trabalhar". Se já estiverem em idade escolar procure ocupá-los com o estudo e o preenchimento de fichas adequadas ao seu ano de escolaridade. Caso tenha crianças com idade inferior a 6 anos, opte por entretê-los com ferramentas que os façam usar a imaginação e a criatividade como folhas, lápis de cera e marcadores. Tecnologias como televisão, ipads ou semelhantes deverão ser utilizados em último recurso.