InícioNotíciasCOVID-19: A sua empresa está preparada para regressar ao ativo?

COVID-19: A sua empresa está preparada para regressar ao ativo?

COVID-19: A sua empresa está preparada para regressar ao ativo?

O primeiro-ministro anunciou recentemente que a partir de maio não quer retomar o estado de emergência, embora as medidas de contenção sejam para manter. Neste sentido alguns negócios poderão retomar atividade e é importante que se preparem para enfrentarem os próximos tempos com mais segurança e responsabilidade.

 

A Direção-Geral da Saúde emitiu orientações para estabelecimentos de atendimento ao público sobre limpeza e desinfeção de superfícies, lembrando que o vírus permanece em superfícies durante um período que pode ir até alguns dias. A limpeza e desinfeção frequente dos espaços diminui consideravelmente as chances de contágio.

 

Assim, neste artigo damos-lhe 8 dicas de limpeza para que se possa preparar:

 

  1. 1.    Arejar bem os espaços

Sempre que possível mantenha portas e janelas abertas para que haja circulação de ar.

 

  1. 2.   Ter atenção às superfícies mais comuns

Limpe frequentemente corrimões, maçanetas, interruptores e os botões de elevador. Use lixívia, desinfetante de superfícies ou álcool com 70% ou mais.

 

  1. 3.   Cuidados redobrados nos WC

Use detergente e desinfetante na limpeza das casas de banho, começando pelas torneiras, lavatórios e ralos. Na sanita use um produto desinfetante e deixe atuar por 10 minutos antes de limpar. Termine pelo chão.

 

  1. 4.   Lavar roupa em água quente

A roupa deve ser lavada à temperatura mais alta que o material suportar, idealmente 60ºC durante 30 minutos.

 

  1. 5.   Evitar aspiradores

Não use aspiradores para o pó e para a limpeza de pisos, uma vez que põem em movimento quaisquer gotículas que possam transportar o novo coronavírus. Prefira panos e esfregonas húmidas.

 

  1. 6.   Passar a ferro

Desde a toalha de mãos ao pano de cozinha. A base do ferro pode atingir mais de 100ºC, uma temperatura a que muitos agentes patogénicos não sobrevivem.

 

  1. 7.    Não esquecer o equipamento informático

Limpe teclados, comandos, telefones e telemóveis com desinfetante ou álcool a 70º. Evite partilhar a utilização de telemóveis, auscultadores ou teclados.

 

  1. 8.   Limpar frequentemente

É aconselhável levar a cabo estas práticas diariamente, em muitos casos mais do que uma vez por dia.