InícioNotíciasO futuro é hoje: novos imóveis já contam com postos de carregamento para viaturas elétricas

O futuro é hoje: novos imóveis já contam com postos de carregamento para viaturas elétricas

O futuro é hoje: novos imóveis já contam com postos de carregamento para viaturas elétricas

Em consonância com a tendência mundial, Portugal tem vindo a adotar legislação para fomentar o acolhimento de padrões de consumo sustentáveis, nomeadamente no que toca à mobilidade e carros elétricos. Aos poucos, estas viaturas estão a ganhar destaque no parque automóvel nacional.

 

Desde janeiro do ano passado que todas as novas habitações ou garagens passaram a ter obrigatoriamente um ponto de carregamento para veículos elétricos. A meta foi inscrita pelo Governo no projeto de grandes opções do plano (GOP) para 2019.

 

No caso de edifícios já existentes, os proprietários de automóveis elétricos, condóminos, arrendatários ou ocupantes legais, podem, a seu encargo, instalar pontos de carregamento ou tomadas elétricas, que cumpram os requisitos técnicos estabelecidos pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), em locais comuns do edifício. No entanto, há situações em que a administração de condomínio poderá opor-se à obra (por exemplo, quando no edifício já exista um ponto de carregamento, caso a instalação coloque em risco a segurança de pessoas ou bens, etc.).

 

Um mercado em crescimento

Em Portugal a quota de mercado de veículos elétricos tem vindo a aumentar de modo exponencial, graças ao chamado incentivo verde que traz diversas vantagens financeiras às empresas. 

 

O Fundo Ambiental prevê a atribuição de um incentivo no valor de 2250 euros pela compra de um veículo novo 100% elétrico. Além deste apoio, as empresas ficam isentas de tributação autónoma e deduzem o valor do IVA da aquisição. Há outros benefícios como o estacionamento gratuito, ou com grandes descontos consoante as cidades, encontrando-se em estudo novas medidas de estímulo à mobilidade elétrica.

 

Impulsionada pela legislação favorável e pelos incentivos fiscais, a venda de carros elétricos na Europa vai continuar a aumentar, em linha com os investimentos feitos pela maioria dos construtores.

 

Sendo assim, o mercado imobiliário tem que estar preparado para a necessidade de acompanhar esta tendência, criando condições mais favoráveis para que as pessoas possam adotar a mobilidade verde. Foi com base neste pressuposto que foram desenvolvidos todos os novos empreendimentos Chave Nova, que estão preparados para o carregamento para viaturas elétricas, possibilitando aos moradores o carregamento de viaturas nas suas próprias casas, de forma cómoda.

 

Com efeito, se está a pensar adquirir um imóvel, tenha em consideração este ponto fundamental, uma vez que imóveis mais antigos não estão, regra geral, equipados com esta tecnologia. A mobilidade verde é o futuro e o futuro está ao virar da esquina.

 

Caso pretenda mais esclarecimentos sobre este tema não hesite em contactar-nos!