InícioNotíciasDesafios de comprar casa em Portugal: o mercado da Europa com menos oferta de habitação nova

Desafios de comprar casa em Portugal: o mercado da Europa com menos oferta de habitação nova

Desafios de comprar casa em Portugal: o mercado da Europa com menos oferta de habitação nova

Segundo um estudo recente do Instituto de Investigação Económica da Alemanha, Portugal é o mercado da Europa com a oferta mais reduzida de habitação nova. Segundo este estudo, Portugal está a conseguir construir e acabar uma média inferior a 1,5 habitações novas por mil habitantes, o valor mais baixo dos 19 países europeus analisados.

 

A nível europeu, depois de um crescimento significativo entre 2016 e 2019, o setor da construção deverá estagnar em 2020 e até sofrer uma contração em 2021, segundo dados do Instituto de Investigação Económica da Alemanha. Isto apesar de as condições para a indústria da construção permanecem favoráveis.

 

O mesmo estudo indica ainda que entre os principais fatores que condicionam esta tendência estão a regulamentação ambiental mais apertada, falta de mão de obra e falta de espaço.

 

Aproveitando o bom momento que o setor da construção ainda vive, elencamos neste algumas das vantagens de comprar uma casa nova:

 

Investimento

As casas usadas têm maior deterioração e, por isso, normalmente, preços mais baixos. Ao longo do tempo necessitarão de mais manutenção, o que faz com que no final o negócio possa não ser tão vantajoso. Um imóvel novo está, regra geral, em melhores condições no momento da compra.

 

Localização

Novos empreendimentos localizam-se, na maioria das vezes, em zonas periféricas das cidades, em lotes tranquilos e com espaços verdes e bons acessos que permitem ter mais qualidade de vida para as famílias. Os centros têm habitualmente mais transito e mais barulho.

 

Decoração

Uma casa nova tem a vantagem de poder ser construída e decorada de raiz, de acordo com o gosto pessoal, podendo ser implementadas soluções relacionadas com isolamento, aquecimento ou eficiência energética, que permitem mais conforto e poupança face a imóveis mais antigos.

 

Quer comprar casa e não sabe qual a melhor solução para o seu caso? Fale connosco que teremos todo o gosto em ajudar a encontrar o imóvel mais adequado às suas necessidades e expetativas.