7 RAZÕES PARA VIVER EM GAIA

16/08/2019

Vila Nova de Gaia entrou, pela primeira vez, no top 10 nacional das melhores cidades para viver, investir e visitar, passando a ocupar a 9.ª posição, de acordo com 5.ª edição do Portugal City Brand Ranking 2018. Se dúvidas restassem, deixamos-lhes 7 boas razões para residir em Gaia:
 
1. METRO
A linha D ou linha amarela é uma das seis linhas do Metro do Porto. Está a cerca de 7 minutos do PORTO e a 20 do Pólo universitário do Hospital de S. João. Faz a ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia e conta com 16 estações em funcionamento. A linha amarela vai em breve estender-se de Santo Ovídio a Vila d'Este, incluindo 3 novas estações.
 
2. CAVES DE VINHO DO PORTO
É na margem sul do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia, que se localiza a maioria das caves de vinho do Porto onde, há centenas de anos, é envelhecido o vinho fortificado mais famoso do mundo.
 
3. PRAIAS
O concelho de Vila Nova de Gaia oferece aos seus visitantes uma extensa faixa costeira, sendo o segundo município Português com o maior número de Praias com o Galardão Bandeira Azul. Este ano, Gaia tem 19 praias com Bandeira Azul, distribuídas ao longo de 15 Km de costa, todas de areia fina e branca.
 
4. AFURADA
A Afurada é uma pequena vila de pescadores na ponta de Gaia que toca o rio e o mar. É lugar de peixe sempre fresco e está, simultaneamente, a tornar-se uma zona residencial alternativa, sem perder a sua identidade ligada à pesca e ao mar.
 
5. PREÇO
Morar em Gaia é mais barato do que no Porto. O valor do metro quadrado das casas no Porto é de 1379 euros, face aos 854 euros de Gaia. A média nacional é de 950 euros por metro quadrado, segundo dados do INE no primeiro trimestre de 2018.
 
6. ACESSO A SERVIÇOS
É o terceiro município mais populoso do país (tem mais habitantes que o Porto) e tem uma vasta oferta de serviços, urbanismo, cultura, comércio, educação e saúde. É também em Gaia que se localiza a única loja El Corte Inglés do norte do país.
 
7. REFÚGIO URBANO
Não muito longe da agitação das freguesias mais urbanas, existem calçadões e ciclovias, perfeitos para admirar a beleza natural da região e desfrutar da sua tranquilidade. A requalificação da orla marítima contemplou a construção de 15 km de passadiço em madeira, que une as Praias desde Lavadores até Espinho. Para além dos passadiços, Gaia tem o Zoo Santo Inácio, o Parque Biológico e o Parque da Lavandeira (Parque da Cidade), que oferecem inúmeras atividades para famílias.
 
Agora que já conhece o concelho de Vila Nova de Gaia, comece à procura da casa dos seus sonhos!

Notícias em Destaque

Ainda não encontrou a casa que procura?

Deixe-nos procurar por si

Dados Pessoais